Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano
Produção
Desenho, letra e significante: algumas considerações acerca da criança da psicanálise
Por Maria Claudia Maia Brasil
No trabalho psicanalítico com crianças, me deparo com situações de língua/linguagem que me mobilizam a pensar sobre o dispositivo ofertado à criança pequena, mais especificamente à criança ainda não letrada em contraponto à criança alfabetizada ou àquela que apresenta diferenças no trato com a língua escrita (...)
Leia aqui o trabalho na íntegra
Gerty MacDowell e
os movimentos migratórios
de uma ninfa claudicante
Por José Caminha
Das leituras do romance Ulisses, de James Joyce, realizadas nos encontros quinzenais na sede da Escola do Movimento Freudiano (RJ), surgiu este trabalho, apresentado no IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional e, posteriormente, publicado no livro O Monstruoso em obras da Literatura-Mundo (...)
Leia aqui o trabalho na íntegra
O infantil no dispositivo de análise com criança e com adulto
Por Maria Claudia Maia Brasil
De onde veio a ideia para o texto? Veio do trabalho no espaço de Psicanálise com criança, na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano, quando nos debruçamos sobre a questão do infantil e, paralelamente, sobre as diferenças no dispositivo de análise com criança e com adulto a partir de nossa prática na creche Nossa Senhora Aparecida (...)
Leia aqui o trabalho na íntegra
Passagem de gradus:
prática psicanalítica
do Movimento Freudiano
Por Paulo Fernando Oliveira dos Santos
Leia aqui o trabalho na íntegra
Pela primeira vez em uma Reunião Lacanoamericana, decidi falar aqui sobre a experiência que se passa na Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano no que tange à passagem de gradus na Escola. Meu intuito é abrir discussão para trocar com vocês algumas ideias sobre as experiências nas diferentes Escolas. Afinal, estamos numa situação privilegiada para isso (...)
Produto do Cartel Linguagem
Por Bethania Mariani
Se estamos no campo da linguagem para pensar a função da fala, conforme nos propõem Freud e Lacan, nada mais precioso do que começar com as circunstâncias em que se produziu um equívoco que aconteceu um pouco antes do final dos dias de leitura de L’aturdit. Era dia de seminário da Rochelle e antes da apresentação, durante aqueles minutos em que o espaço virtual é preenchido com boa noite, oi, pessoal... escuto:
Leia aqui o trabalho na íntegra
Pegadas na Transmissão do Movimento
Por Paulo Fernando Oliveira dos Santos
Na LacanoAmericana de 2019, realizada no Rio de Janeiro, O psicanalista Paulo Fernando disse: "Ótimo estar novamente na LacanoAmericana, reunião onde trabalha-se, discute-se, consente-se e dissente-se, tal como nos diz a convocatória deste nosso evento. O dispositivo aqui é marcado pela horizontalidade que permeia as instituições e os analistas presentes. Vir para trocar, discutir e fazer circular ideias é algo que me é caro, a mim e à Escola a qual pertenço - Escola Brasileira de Psicanálise Movimento Freudiano (EBPMF) (...)
Leia aqui o trabalho na íntegra